o MeU eU e Os OuTrOs EuS (eL mEu Jo I eLs AlTrEs JoS)

junho 21, 2006


Hoje é o Solstício de Verão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente, na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento, em latitude, do equador.
Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 ou 22 de dezembro e em 21 ou 22 de junho. A data varia devido aos anos bissextos, que deslocam o calendário das estações em um dia.
No
hemisfério Nortel, o de Junho é o Solstício de verão e o de Dezembro é o Solstício de inverno. O oposto acontece no hemisfério Sul.

Se quiser saber mais:

"21 a 23 de Junho: Solstício de Verão

Alban Hefin (tradições de Caledonii ) Feill-Sheathain (tradições de Pecti-Wita)

Este dia, o Solstício de Verão que cai a 21 ou 22 de Junho, era celebrado na maior parte da Europa e também na Escócia (Litha) e marca o dia mais longo do Sol e a noite mais curta. Ao marcar o apogeu do Sol, a partir desse dia os dias irão diminuindo e as noites tornando-se maiores; contudo algumas colheitas ainda vêm longe, como a do trigo e outros cereais, vinha e outros frutos.
Muitas dos costumes tradicionais de Solstício de Verão que chegaram até nós, têm a ver com fogo, fertilidade e protecção. O fogo é um agente purificador e protector, capaz de conceder fertilidade e bênçãos. Era habitual usar grinaldas feitas de verbena e rosmaninho para este Sabbat e contemplar as deidades com a fogueira do Solstício - isto preservava a saúde dos olhos e era também utilizado para a Visão, quando o fogo esmorecia tornando-se brasas... As grinaldas e as ervas mágicas eram lançadas no fogo e ao mesmo tempo era feito um desejo, que se escrito, seria queimado com a grinalda.
Outro costume deste tempo do ano era uma procissão com tochas acesas ao redor dos campos cultivados, para os Deuses os abençoarem. O simbolismo de fogo-roda é valioso e era dito que muitos dos costumes que envolvem o fogo nesta altura do ano protegiam as pessoas de maus olhados, malefícios e enfermidades, e concediam fertilidade aos humanos e animais. Também se dizia que o fogo e os odores de ervas secas queimadas nas fogueiras dariam força ao Sol para que Ele voltasse a renascer . "


PFI



BLESSED BE!!!