o MeU eU e Os OuTrOs EuS (eL mEu Jo I eLs AlTrEs JoS)

novembro 19, 2006

Regresso ao cinema

Estive um pouco afastado dos ecrãs da 7ª arte, pelo menos em comparação com o período em que quase dia sim, dia não, ia usufruir do meu King Kard (que agora já só é válido nos cinemas Millenium, tendo como concorrência o Medeia kard, que como o nome indica, é válido para todos os cinemas Medeia: Monumental, Saldanha Residence, King, Fonte Nova, Nimas e Ávila, pelos mesmos 13 euros mensais). Neste momento, tenho os dois cartões, mas tenciono desistir do King Kard, uma vez que o Alvaláxia passou a ficar longe do meu percurso. Mas, indo ao que interessa, nestes últimos dias fui ver dois filmes que gostei especialmente e que aconselho a não perderem.

Dans Paris de Christophe Honoré


A nova obra do realizador de Ma Mére, convida-nos a conhecer o universo de uma família que tem como lema: "Prends la peine d'ignorer la tristesse des tiens", através das aventuras amorosas de dois irmãos que aparentemente nada têm em comum.
Louis Garrel interpreta brilhantemente Jonathan, um verdadeiro conquistador que percorre Paris na esperança de trazer, através das suas aventuras sexuais, um pouco de vida a Paul, o irmão que desistiu de viver após um desgosto amoroso, vivendo numa espiral de tristeza sem precedentes.
Com Paul, Romain Duris mostra mais uma vez o talento inegável já comprovado em " Les Poupées Russes" e "De Battre mon coeur s'est arreté". Desta vez, demonstra ainda os seus dotes vocais, naquele que é para mim o momento mais bonito do filme, quando juntamente com Joana Preiss, cuja personagem (Ana) é igualmente marcante, interpreta "Avant la Haine", da qual deixo a letra:

Lui :
Sais-tu ma belle que les amours

Les plus brillantes ternissent
Le sale soleil du jour le jour
Les soumet au suplice
J'ai une idée inattaquable
Pour éviter l'insupportable

Avant la haine, avant les coups
De sifflet ou de fouet
Avant la peine et le dégout
Brisons-là s'il te plait

Elle :
Mais je t'embrasse et ça passe
Tu vois bien
On s'débarrasse pas de moi comme ça
Tu croyais pouvoir t'en sortir,
En me quittant sur l'air
Du grand amour qui doit mourir
Mais vois-tu je préfère
Les tempêtes de l'inéluctable
A ta petite idée minable
Avant la haine, avant les coups
De sifflet ou de fouet
Avant la peine et le dégout
Brisons-là dis-tu

Lui :
Mais tu m'embrasses et ça passe
Je vois bien
On s'débarrasse pas de toi comme ça

Lui :Je pourrais t'éviter le pire

Elle :Mais le meilleur est à venir

Ensemble :
Avant la haine, avant les coups
De sifflet ou de fouet
Avant la peine et le dégout


Um filme que, na minha opinião, não é dos melhores de Honoré, mas que não deixa de valer a pena ser visto e apreciado, quanto mais não seja pela interessante banda sonora nas mãos de Alex Beaupain, pela originalidade da fotografia de Jean-Louis Vialard ou pelo excelente leque de actores que, para além dos já referidos, conta com a presença de Guy Marchand, Marie-France Pisier e Alice Butaud.

O outro filme que vos falo, será objecto de outro post. Até lá, sorriam :-)