o MeU eU e Os OuTrOs EuS (eL mEu Jo I eLs AlTrEs JoS)

novembro 16, 2005

"O Padre Amaro, acabado de sair do seminário, chega a Lisboa para substituir um padre numa paróquia de um bairro pobre. É apadrinhado pelo seu antigo professor, o Cónego Dias, que dirige uma rica paróquia vizinha e lhe arranja estadia na casa da devota Joaneira. Amaro depara-se com um bairro onde a vida é complicada: miúdos sem futuro matam o tempo a ouvir música ou a seguir caminhos fora da lei.
Mas os verdadeiros problemas do jovem padre começam apenas quando conhece Amélia, filha da Joaneira: bela, sensual e a dormir no quarto ao lado... A química entre os dois é imediata, mas muitas dificuldades entravam o romance: a condição de padre; o namorado de Amélia; e as dúvidas de Amélia provocadas por um trauma misterioso... Amável e trabalhador, Amaro conquista a confiança das gentes do bairro e sente-se rapidamente adaptado.
É então que se consuma a paixão com Amélia e se tornam amantes. Mas Amaro acaba por revelar-se um ser desprezível, que usa e abusa de uma mulher, e não um homem apaixonado. Amélia é um objecto nas suas mãos. E o seu destino trágico acaba com a sua morte. "O Crime do Padre Amaro" é uma readaptação para o presente do romance de Eça de Queirós. " in PUBLICO.PT


Trata-se de uma excelente adaptação da obra queirosiana aos dias de hoje. Um filme com imagens muito fortes, diálogos ricos e uma banda sonora muito bem escolhida. Os actores principais Jorge Corrula e Soraia Chaves, estreantes no grande ecrã, interpretam na perfeição os seus papéis e provam que a beleza física pode estar, de facto, aliada a um grande talento.
A não perder numa sala perto de si ;-) !!