o MeU eU e Os OuTrOs EuS (eL mEu Jo I eLs AlTrEs JoS)

abril 23, 2008

Avui és la Diada de San Jordi

(Hoje é o Dia de São Jorge)

Difícil de entender para quem nunca o viveu, o Dia de Sant Jordi é um dia festivo e popular, no qual as exposições de livros, rosas e, sobretudo, os risos das pessoas, tomam conta das ruas de todas as localidades catalanas.

A forma de o celebrar não pode ser mais simples. O ritual consiste em, enquanto se passeia pelas ruas, comprar uma rosa, um livro ou ambos, para ofecer aos amados, familiares ou amigos. Ainda que não seja feriado, o passeio obrigatório pelas ruas e praças transformam-no numa festa nacional.

A origem desta festa singular pode ser encontrada num conjunto de tradições e costumes de diferentes épocas. Na mesma data, 23 de Abril, coincide o dia de homenagem a San Jordi, o patrono da Catalunha (oficialmente desde o ano de 1456, se bem que era venerado desde o século VIII), com a "Feira das rosas dos namorados" no Palácio da Generalitat.

A estas celebrações juntou-se o Dia do Livro, instaurado em toda a Espanha no ano de 1926 (em homenagem a Cervantes). A celebração literária acabou por misturar-se com as tradicções catalãs, criando este dia tão estimado pelo povo catalão.

( tradução livre do texto originalmente em catalão da página http://www.gencat.cat/catalunya/santjordi/cat/catalunya.htm)

Na Catalunha este dia chega a ser mais festejado que o próprio dia de São Valentim.

Entre namorados a tradicção é a de que os homens ofereçam uma rosa com uma espiga- símbolo da fertilidade- às suas amadas, ao que estas retribuem com um livro.

Mas, a tradicção já não é o que era, sendo assim cada vez mais comum, oferecer-se mutuamente os dois. Afinal, todos saímos a ganhar...

Feliç San Jordi per Tothom!!

(Feliz San Jordi - São Jorge- para todos!!)

Llenda de San Jordi


La versió de la llegenda més popular a Catalunya explica que a Montblanc (Conca de Barberà) hi havia un drac terrible que causava estralls a homes i bèsties. Per apaivagar-lo, s'escollia per sorteig una persona que era donada en sacrifici al monstre. Un dia la sort va assenyalar la filla del rei, que hauria mort a mans de la fera si no hagués estat per l'aparició d'un bell cavaller que es va enfrontar al drac i el va matar.

La tradició afegeix que de la sang vessada va néixer un roser de flors vermelles. - traducção de http://www.gencat.cat/catalunya/santjordi/cat/llegenda.htm

A versão da lenda mais popular na Catalunha conta que em Montblanc (Conca de Barberá) existia um dragão terrível que provocava estragos a homens e animais. Para acalmá-lo, escolhia-se em sorteio uma pessoa que se dava em sacrifício ao monstro. Certo dia, esta sorte coube à filha do rei, que estaria morta nas mãos da fera, se não tivesse aparecido um belo cavaleiro que enfrentou o dragão e o matou (San Jordi). A tradicção adicciona que do sangue vertido nasceu um rosal de cor vermelha.

(imagens retiradas da internet)

para regressar ao post de Abril de 2009:

Dia de San Jordi