o MeU eU e Os OuTrOs EuS (eL mEu Jo I eLs AlTrEs JoS)

fevereiro 06, 2006

Gueixa

"Um pouco antes do início da II Guerra Mundial, uma rapariga japonesa é arrancada à sua miserável família para ir trabalhar como criada numa casa de gueixas. Apesar de vários obstáculos, ela cresce e transforma-se na lendária gueixa Sayuri. Bela e sedutora, Sayuri conquista os homens mais poderosos, mas é assombrada pelo fantasma de um amor secreto que não pode alcançar. "Memórias de uma Gueixa" é uma adaptação do romance "best-seller" homónimo de Arthur Golden, traduzido em 32 línguas e um sucesso mundial. Realizado por Rob Marshall ("Chicago"), o filme conta como protagonistas com Ziyi Zhang, Michelle Yeoh, e Gong Li. " in CineCartaz PUBLICO.PT

Este fim-de-semana vi "Memórias de uma Gueixa". Um filme que me surpreendeu bastante pela positiva, uma vez que não sou especialmente fascinado pelo mundo oriental. Posso dizer que é um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos!
Um argumento fantástico, uma fotografia irrepreensível, interpretações muito boas e uma atenção exímia aos pormenores. Ainda não li o livro, mas conheço quem já o tenha lido e que comentou ser esta uma das melhores adaptações de obras literárias que viu no cinema.
Quanto a mim vou certamente ler o livro, pois ofilme conseguiu despertar em mim um enorme interesse por um mundo tão diferente do nosso, mas tão fascinante.
A não perder!!

Nos últimos dias vi também:

"Libertine" com Johny Depp, Samantha Morton e John Malcovitch. O filme retrata a vida de John Wilmot, Conde de Rochester, um homem alcoólico, conhecido pelo seu estilo de vida devasso e famoso pela sua escrita irreverente, na qual satiriza o rei Carlos II e a corte. A partir do momento em que conhece Elizabeth Barry, uma jovem actriz que decide colocar nas luzes da ribalta, assistimos ao seu declínio. Afinal toda a sua irreverência teve um preço... O pano de fundo deste trama é a a sociedade hipócrita da capital londrina do século XVII. Interessante a forma como nos é narrada a história e todo o guarda-roupa e caracterização. Um bom filme, embora não me tenha tocado particularmente.

"Lavado em Lágrimas" - Penso que este filme, à semelhança de outros filmes portugueses, peca pela "pretensão" de querer ser uma longa metragem. Seria mais pertinente se Rosa Coutinho Cabral tivesse optado por apresentar esta estória numa curta-metragem ou noutro fomato. Os 102 minutos tornam-se assim intermináveis, por melhor que seja a fotografia que, de facto, é fabulosa, ou as interpretações que são igualmente boas.
A destacar a dramaticidade e expressividade da jovem Rita Martins que incorpora Ana, a personagem principal desta obra. Uma adolescente, cuja vida misteriosa desperta o interesse de um jornalista, desviando-o do objecto de estudo da sua reportagem (o avô de Ana, que se dedica à colombofilia). É precisamente, pelo olhar da objectiva de Jõao, que vamos descobrindo o mundo onde Ana e outro menino de rua vivem perigosamente.