o MeU eU e Os OuTrOs EuS (eL mEu Jo I eLs AlTrEs JoS)

junho 18, 2008

História de Laia


Enquanto os corpos se entrelaçavam numa dança de amor que poderia muito bem ser a última, Laia não esquecia as imagens do filme visionado naquela matinée, West Side Story. As mesmas imagens passeavam pela cabeça de Dídac que temia perder a fé naquele lugar onde poderia amá-la livremente. Mas, onde ficaria esse "somewhere" que cantavam e com que sonhavam as personagens do filme com que tanto se haviam identificado?-Achas realmente que poderemos vir a ser felizes?- pergunta Dídac de olhar perdido no mar que, agora tingido de negro pelo anoitecer, o assustava mais que nunca.-Tenho a certeza que sim...- murmurou Laia tentando não transparecer que lhe ocultava algo. Algo que poderia deitar por terra todos os planos de fuga.

- Estás estranha...sinto que existe alguma coisa que não me queres dizer.
Nesse momento, Laia olhou-o e sorriu. Sabia que dificilmente voltaria encontrar alguém que a amasse tanto como Dídac. Ainda assim não podia deixar de pensar naquele que anos antes havia atracado em Tossa: Andreu.

Chegara num dia de névoa, num barco que tinha como destino o porto de Barcelona, mas que, devido à tempestade, se tinha visto obrigado a buscar abrigo nas águas da Banyera de Ses Dones. Local onde em 1236 havia chegado San Ramón de Penyafort, para escutar a confissao de um homem moribundo. Diz a lenda que as rochas da praia se abriram para facilitar a passagem do padre, a tempo que este pudesse absolver o pobre homem que agonizava na areia. Uma cruz de feldespato pode ainda ser observada na superfície da rocha, correspondendo àquela utilizada por San Ramón.
Era precisamente junto a esta cruz que se encontrava Laia, trauteando uma melodia que aprendera ainda pequena nos braços de sua Mãe, quando é interrompida por uma voz que desconhecia.

- Peço desculpa por incomodá-la, mas com a névoa que está, temo estar perdido e não saber como chegar ao centro...pensei que me poderia ajudar...Laia estava petrificada. Recuperando do susto que este inesperado encontro lhe tinha provocado, tentou responder-lhe, mas da sua boca apenas saiu um suspiro profundo enquanto se sentia desmaiar.

Etiquetas: